quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sintomas do Câncer Linfático

Muitas vezes, o primeiro sintoma de câncer linfático é um inchaço indolor no pescoço, sob um dos braços ou na virilha.

     * Os gânglios linfáticos ou tecidos de outras partes do corpo também podem inchar. O baço, por exemplo, muitas vezes torna-se inchado, sendo um dos sintomas de câncer linfático.

     * Os linfonodos inchados, às vezes, causam outros sintomas quando pressionados contra uma veia ou vaso linfático (inchaço de um braço ou perna), um nervo (dor, dormência ou formigamento), ou do estômago (sensação de saciedade precoce).

     * O aumento do baço pode causar dor ou desconforto abdominal.

     * Muitas pessoas não há outros sintomas.

Os sintomas do câncer linfático podem incluir o seguinte:

     * Febre
     * Arrepios
     * Perda de peso
     * Suores noturnos
     * Falta de energia
     * Coceira

Estes sintomas de câncer linfático são inespecíficos. Isso significa que eles podem ser causados por qualquer número de condições relacionadas ao câncer. Por exemplo, eles podem ser sinais de uma gripe ou outra infecção viral, mas nesses casos, eles não duram muito tempo. No caso do câncer linfático, os sintomas persistem ao longo do tempo e não podem ser explicados por uma infecção ou outra doença.

Se os sinais ou sintomas sugerirem que o paciente tem câncer linfático não-Hodgkin, exames e testes são feitos para saber ao certo se esta doença está presente e, nesse caso, para determinar o tipo exato de câncer linfático.


Sinais e sintomas do câncer linfático não-Hodgkin

O câncer linfático não-Hodgkin pode causar muitos sinais e sintomas diferentes, dependendo de sua localização no corpo. Em alguns casos, pode não causar qualquer sintoma até que cresça bastante.


Gânglios linfáticos perto da pele

O câncer linfático não-Hodgkin podem afetar os gânglios linfáticos próximos à superfície do corpo (como nos lados do pescoço, na virilha ou áreas nas axilas, ou acima da clavícula), que pode ser visto ou sentido como nódulos sob a pele. Estes são freqüentemente encontrados pelo paciente, um membro da família ou um médico. Linfonodos inchados são mais freqüentemente causados por infecções do que por câncer linfático.

Abdômen

O câncer linfático no abdômen pode torná-lo inchado e tenro. Isto pode ser devido a um tumor ou líquido acumulado. Quando o câncer linfático provoca inchaço perto do intestino, a passagem das fezes pode ser bloqueada, o que pode levar à dor abdominal, náuseas ou vômitos. O câncer linfático do estômago muitas vezes causa dor no estômago, náusea e diminuição do apetite.


Peito

Quando o câncer linfático começa no peito ou nos gânglios linfáticos do peito, pode pressionar a traquéia causando tosse ou dificuldade para respirar.

A veia cava superior (VCS) é a grande veia que transporta o sangue da cabeça e dos braços de volta ao coração. Ela passa perto do peito e dos linfonodos dentro do peito. O câncer linfático nesta área pode pressionar a VCS, fazendo o sangue para recuar nas veias. Isso é conhecido como síndrome da VCS. Isso pode causar inchaços na cabeça, braços e peito.


Cérebro

O câncer linfático no cérebro, chamado de câncer linfático primário do cérebro, pode causar dor de cabeça, dificuldade para pensar, fraqueza em certas partes do corpo, alterações de personalidade, e por vezes convulsões.


Pele

O câncer linfático na pele pode ser visto e sentido. Ele aparece frequentemente como caroços ou nódulos que causam extrema coceira.


Os sintomas gerais

Junto com sintomas e sinais resultantes de efeitos locais de crescimento do câncer, o câncer linfático não-Hodgkin pode causar sintomas generalizados, tais como:

     * Perda de peso inexplicável
     * Febre
     * suores noturnos (o suficiente para encharcar o vestuário)

Os médicos às vezes chamam esses de sintomas de câncer linfático de sintomas B. A presença de sintomas B é freqüentemente encontrada em um câncer linfático crescendo rapidamente. Esses são os principais sintomas de câncer linfático.

42 comentários:

  1. Obrigada pela informação!
    Aprendi e tirei as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela informaçao.estava muito procupada vou procurar um medico nao tinha nem uma informaçao sobre este tipo de cancer

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  4. oii tenho linfonodos a mais de 1 e nao sei mais o que fazer e na virilha e tbm inguinal fiz uma biospcia e deu que tenho uma infecçao mais os medico nunca fala msm o que tenho nos meus exames sempre que faço fan da positivo toda vez estou muito preoculpada vcs pode me ajudar obrigado....
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Amigo meu tem isso ... o nome dele é Gabriel de Olieveira.. ele estava fazendo uma pesquisa para um trabalho e viu que ele tem esses cintomas.. ele sofre muitas dores na virilia, apelido dele é Bujao.. vou ajudar ele no maximo.!

    ResponderExcluir
  6. tenho várias inguas na região da virilha. fiz ultrassonografia e o medico não disse nada. pode ser algo mais sério? ja faz uns 7 anos que convivo com muita inguas na virilha. são muitos caroços e dos dois lados. a qual médico devo recorrer?

    ResponderExcluir
  7. Tenho 12 anos, tenho desde pequena um "caroço" no pescoço, somente no lado esquerdo, ele não doi a não ser que eu o aperte,se eu mexer nele ele se move. Pode ser um câncer linfático?

    Anônima

    ResponderExcluir
  8. esta semana levei minha filha no medico, que mim tranquilizou a esse respeito,acabo de confirmar tudo q ele mim falou atraves deste site. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. tive varios caroços no pescoço um maior na garganta na minha cabeça so pensava no cançer um ja prendia um nervo causando uma sensaçao horrivel entrei em depressao fiz exames e para meu alivio era toxisosplasmose fis tratamento e estou otima graças ao nosso bom deus

    ResponderExcluir
  10. Sinto dores de cabeça fortíssimas, que duram muito tempo.Hoje é dia 11/03/2012,estou desde o dia o dia 07/03/2012 sentindo essas dores.Tem hora que parece que vou enlouquecer.
    Por favor me responda o que tenho que fazer.Pois já fiz resonância com contraste e sem contraste e não acusou nada.
    Grata pela atenção.
    Meu nome é Sheila Rodrigues
    Meu email é sheilarsborja@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, tive os mesmos sintomas que vc, muita dor de cabeça por 2 semanas, tomava dipirona todos os dias, logo após comecei a ter suores noturnos de molhar o travesseiro , o clinico disse que estava com suspeita de dengue.Como pouco mais de um mes antes havia saido com uma garota considerada de grupo de risco,pedi ao clinico exame de hiv e, não tive a sorte de não ter me contaminado como nas outras vzes que não usei preservativo,meu caso foi hiv mesmo e, estava naquela chamada fase aguda, em que o organismo ainda está criando genes especificos, concluindo estava com neurotoxiplasmose na fase aguda do hiv...espero muito que seu caso seja outro qualquer problema.Se eu puder ajudar em alguma outra informação , me mande msg
      torben_2011@hotmail.com
      Bjo,melhoras e fique com Deus...

      Excluir
  11. Tenho des de criança um caroço no pescoço e uns pequenininhos na virilha, já fui ao medico e ele disse que isso é normal. Pode ser cancer?

    ResponderExcluir
  12. obrigada ... eu tirei minhas duvidas sobre o assunto ... tenho um lifonodo e as vezes tenho alguns destes sintomas sera que pode ser o cancer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ja descobriu a causa do aparecimento do linfonodo ?vc ainda tem

      Excluir
  13. Boa noite.

    Em Abril de 2013 tive uma relação de risco (sou hetero). Um mês depois tive uma diarreia que durou uns 20 dias e uma perda de apetite que durou 6 dias e uma dor que me incomodava no intestino. De la para cá ocorreu apenas a diarreia 3 meses depois mas por uns 10 dias. Tive aftas aleatórias em 60 dias em 2013 e depois disso nunca mais. Não sei se é coisa da minha cabeça mas reparei algumas alterações no meu corpo e algumas "dores". Um pequeno caroço que as vezes fica dolorido "apareceu" a cerca de 4 meses no meu pescoço logo abaixo da minha orelha (atrás da mandíbula). Não tive torcicolos, mas ainda sinto desconforto no pescoço. Essa região aonde o caroço está dói as vezes quando RESPIRO FUNDO. Não tive tosse, garganta inflamada, nem íngua debaixo das axilas e nem febre. Espirro as vezes e as vezes sinto desconforto na virilha. Fico lendo sobre hiv e linfoma em vários sites e as vezes acho que vou surtar. Estou com muito medo e receio de estar com hiv e realizar o exame. Será coisa da minha cabeça? Será que a preocupação e ansiedade está me causando tudo isso? Sintomas do hiv aparecem rápido assim?

    Preciso de respostas incisivas e esclarecedoras.
    Desde já fico grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara provavelmente isso deve ter sido uma infecção comum que seu organismo reagiu dessa forma. HIV não se processa assim. procure um medico

      Excluir
  14. oi adorei esse artigo ,mas to muito preocupada, pos achei um caroço próximo. a minha clavícula, tenho um bebê. de 1 ano11meses e ele ainda mama,fui ao medico e ele falou que. era apenas um nódulo. me passou um antibiótico. mas nao desapareceu vc acha q devo procura outra opinião? todo nódulo do câncer se move?por favor me responda!!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho dois caroços na virilia que doi bastante um pequeno e um grande o q pode ser

    ResponderExcluir
  16. Tenho dois caroços na virilia que doi bastante um pequeno e um grande o q pode ser

    ResponderExcluir
  17. Tenho alguns gânglios inchados nas axilas e virilha que doem bastante especialmente quando eu suo ou abafo a região com uma calça jeans (virilha) ou uma blusa de manga (axilas), venho sentindo algumas coceiras na pele e alguns formigamentos nos pés, principalmente. Tive febre durante um tempo, mas graças a Deus passou, e n foi uma febre alta ou mediana, apenas o corpo febril. O que deve ser isso?

    ResponderExcluir
  18. Estou com dois caroços na virilha estou tendo calafrios e minha coluna doi muito

    ResponderExcluir
  19. Estou com dois caroços na virilha estou tendo calafrios e minha coluna doi muito

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite , minha irmã ja a algum tempo durante as refeições independente o que seja o prato, começa uma coceira nas laterais do pescoço perto do maxilar, em seguida começa um edema que se torna um caroço duro e grande dos dois lados que coça muito as vezes alivia se encostar gelo na local. Médicos dizem que é uma alergia, mas não descobre o que pode ser pois ja fez varios testes. por favor se alguém souber de alguma sobre isso respondam me,.
    obrigado ,meu nome é Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii já passou os sintomas?descobriu o que era ?

      Excluir
  21. Olá me chamo Jonas gotze estou com um caroço abaixo da clavícula perto do pescoço e minha garganta inflama constantemente, por favor se ALQUEM poder me dizer algo eu agradeço pq tudo q leio sobre os meus sintomas levam ao câncer por favor tirem minhas dúvidas meu email: www.jonasgotze70@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi gente vcs melhoraram? Espero muito em Deus que sim.

    ResponderExcluir
  23. Oii to muito preocupada tenho uns carocinhos duros no pescoço, junto com esse sintoma vem bastante formigamento no corpo e dor nos olhos não sei mais oq faço nem que médico procurar

    ResponderExcluir
  24. Oi eu tenho 3lifonodos cervical 2cm era so um depois de um ano aumento eu evacuo varias vzs tenho cansaço dores intensas no corpo ta caindo todo meu cabelo pela raiz tenho muito enjoo vou passar com cirugiao cabeça e pescoço e tenho dúvidas sobre câncer linfatico mas to prepara pra enfrentar oque vier vou fazer a cirurgia ou biopsia primeiro??

    ResponderExcluir
  25. Oi tenho 4 nodulos linfáticos considerados grandes e outros pequenos e tenho nódulo linfático supraclavicular ainda tenho que fazer a biopsia será que isso é grave já vai fazer 9 meses e cresce lentamente

    ResponderExcluir
  26. Ola meu exame deu linfonodos aumentados, não estou com febre, não sinto ínguas, não perdi apetite e não emagreci, descobri pois estou com dor na região inguinal a meses, estou com medo desse resultado "linfonodos aumentados", ha...a dor continua...vou fazer colonoscopia já que não foi diagnosticado apendice....alguem já passou por isso?Ha...no dia anterior ao exame levei muitas picadas de um inseto que desconheço pois estava dormindo, uma média de 10 picadas, isso pode ser o motivo dos linfonodos aumentados?

    ResponderExcluir
  27. Gente,eu tenho 14 anos,e apareceu uma coceira infernal em áreas aleatórias do meu corpo,certos locais com coceiras ainda mais fortes,que são,as coxas ,o pênis (que apareceu certos relevos,e é onde mais coça)e a bunda(parte fora)

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber..tenho uma carosinhos muitos pequeno embaixo da clavícula não tenho nem um sintoma desses graças a Deus mas estou preocupada.eles nunca almetaram estão do mesmos tamanho..bem menor que um caroço de arroz gostaria de saber se é normal eles também não dói nem almemta e n inflama.por fafor me responda obrigada

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber..tenho uma carosinhos muitos pequeno embaixo da clavícula não tenho nem um sintoma desses graças a Deus mas estou preocupada.eles nunca almetaram estão do mesmos tamanho..bem menor que um caroço de arroz gostaria de saber se é normal eles também não dói nem almemta e n inflama.por fafor me responda obrigada

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber..tenho uma carosinhos muitos pequeno embaixo da clavícula não tenho nem um sintoma desses graças a Deus mas estou preocupada.eles nunca almetaram estão do mesmos tamanho..bem menor que um caroço de arroz gostaria de saber se é normal eles também não dói nem almemta e n inflama.por fafor me responda obrigada

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde. Apareceu a mais de mês um inchaço acima da minha clavícula (saboneteira) e vivo com pigarro na garganta.Penso em ir ao médico , mais tenho medo de descobrir o que é. Tudo que pesquiso só diz que é câncer. ESTOU APAVORADA. Pode ser câncer?

    ResponderExcluir