quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Câncer Linfático Tratamento

Os médicos raramente comprometem-se ao atendimento exclusivo de um paciente com câncer linfático. A grande maioria dos pacientes com câncer é atendida por mais de um oncologista, principalmente quando são discutidos o tratamento do câncer linfático. Os pacientes são sempre incentivados a ter uma segunda opinião se a situação justificar essa abordagem.

     * Embora o tratamento de câncer linfático seja bastante padronizados, nem todos os médicos se comportam de forma semelhante.

     * Pode-se optar por falar com mais de um oncologista para encontrar aquele com quem ele ou ela sente-se mais confortável.

Uma vez encontrado o oncologista certo, há tempo suficiente para fazer perguntas e discutir métodos de tratamento do câncer linfático.

     * O médico irá apresentar cada tipo de tratamento, discutir os prós e os contras, e fazer recomendações com base em diretrizes de tratamentos publicados e sua própria experiência.

     * O tratamento do câncer linfático depende do tipo e do estágio. Fatores como idade, saúde geral e tratamento de câncer linfático anteriores estão incluídos no processo decisório do tratamento.

     * A decisão de prosseguir o tratamento do câncer linfático é feito com o médico (com a colaboração de outros membros da equipe) e os membros da família, mas a decisão final é do paciente.

     * Esteja certo de compreender exatamente o que será feito e por que, e o que pode ser esperado dessas escolhas.

Como em muitos tipos de câncer, o câncer linfático é tem mais chances de ser curado se for diagnosticado precocemente e tratado de imediato.

     * As terapias mais utilizadas são as combinações de quimioterapia e radioterapia.

     * A terapia biológica, que tira vantagem da capacidade inata de luta do corpo, é usada em alguns casos.

Além do oncologista, a equipe médica pode incluir um especialista em terapia de radiação, uma ou mais enfermeiras, uma nutricionista, uma assistente social e outros profissionais quando necessário.

O objetivo do tratamento do câncer linfático é a remissão completa. Isto significa que todos os sinais da doença desaparecerão após o tratamento. Remissão não é o mesmo que curar. Na remissão, ainda pode haver células no corpo com câncer linfático, mas não são detectáveis e não causam sintomas.

     * Quando estiver em remissão, o câncer linfático pode voltar. Isso é chamado de recorrência.

     * A duração da remissão depende do tipo, estágio e grau do câncer linfático. A remissão pode durar alguns meses, alguns anos, ou pode continuar ao longo da vida.

     * A remissão que dura um longo tempo é chamada de remissão durável, e este é o objetivo da terapia.

     * A duração da remissão é um bom indicador da agressividade do câncer linfático e do prognóstico. Uma remissão longa geralmente indica um melhor prognóstico.

A remissão também pode ser parcial. Isto significa que o tumor encolhe depois do tratamento para menos de metade do seu tamanho antes do tratamento.

Os seguintes termos são usados para descrever a resposta do câncer linfático ao tratamento:

     * Melhoria: O câncer linfático encolhe, mas ainda é maior do que metade do seu tamanho original.

     * Doença Estável: O câncer linfático permanece na mesma.

     * Evolução: O câncer linfático se agrava durante o tratamento.

     * Doença refratária: O câncer linfático é resistente ao tratamento.

Os seguintes termos são usados para se referir a terapia:

     * Terapia de indução é para induzir a remissão.

     * Se este tratamento não induz uma remissão completa, uma terapia nova ou diferente será iniciada. Esta é normalmente referida como terapia de resgate.

     * Uma vez em remissão, o paciente pode passar por outro tratamento para prevenir a recorrência. Isso é chamado de terapia de manutenção.

Essas informações são úteis para mitigar as dúvidas quanto ao tratamento do câncer linfático que muitos pacientes tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário