terça-feira, 17 de novembro de 2009

Câncer Linfático - Remissão, Recaída e Cura

Meu tratamento está completo. E agora?

O tratamento do câncer linfático (linfoma) geralmente leva meses para ser concluído. No final desta provação você quer saber como está. Você está curado? Por que alguns linfonodos ainda parecem inchados? A doença ainda existe? Ela pode voltar? Os médicos tentam explicar a situação usando termos como “remissão”, “recaída” e “cura”.
Mas o que eles realmente significam? Uma centena de perguntas enche a sua mente. Veja a explicação para essas e outras dúvidas que você pode ter.


A primeira visita de acompanhamento

O dia que você receber o último tratamento não é o dia em que o médico irá avaliá-lo para dizer se você está curado ou não. Isso é porque os tratamentos de câncer, muitas vezes levam algum tempo para agir. Normalmente, o médico irá marcar uma consulta após 4-8 semanas. Isto dá a terapia algum tempo para agir sobre o câncer. O médico faz então alguns testes para avaliar se há “remissão”.


O que é remissão?

Remissão significa que o câncer linfático foi eliminado ou reduzido. Quando o tumor desapareceu completamente, os médicos chamam de “remissão completa”. Quando o tumor reduziu bastante, mas ainda permanece, é chamado de “remissão parcial”. No câncer linfático de Hodgkin e não-Hodgkin agressivo, os médicos sempre almejam uma remissão completa. Para um indolente ou NHL de baixo risco, muitas vezes, uma remissão parcial é suficiente.


Quando uma remissão torna-se cura?

Mesmo que sua doença esteja eliminada após o tratamento, ainda não é uma cura. O câncer linfático tem uma chance de retorno, e o médico, muitas vezes, esperará alguns anos antes de estar totalmente confiante que sua doença não voltará. Só depois disso é que ele pode lhe dizer que você está curado. Para linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin agressivo, a doença tem maior chance de retorno dentro de dois anos. NHL indolente, muitas vezes pode retornar depois de muitos anos.


A importância de um acompanhamento regular

Visitas regulares ao médico são a melhor maneira de manter-se a par de sua doença. O médico irá examiná-lo em cada visita. Ele também pode solicitar alguns testes e exames. A detecção precoce do retorno de sua doença muitas vezes pode resultar em melhores resultados com os tratamentos subseqüentes. Se a doença não for encontrada, você pode ficar tranqüilo sobre sua saúde.


Recaída

O câncer linfático podem voltar, isto é, o paciente sofre uma “recaída” depois de o câncer ter sido inicialmente eliminado. Isso só acontece na minoria dos pacientes. Se isso acontecer a recaída ainda pode ser controlada com um tratamento subseqüente. A recaída pode ocorrer nas mesmas áreas que foram anteriormente afetadas, ou pode ocorrer em novas áreas do corpo. Você deve relatar quaisquer novos inchaços ou problemas de saúde ao seu oncologista.


Stress e pânico não ajudam

A remissão completa após o tratamento é um sinal muito bom. A maioria das pessoas permanecem livres da doença. Você não deve ter medo das visitas de acompanhamento e ficar apreensivo de que algo será descoberto. Essas visitas dar-lhe-ão a chance para falar com o médico e esclarecer suas dúvidas. Mesmo que ocorra uma recaída, não entre em pânico. Existem vários tratamentos eficazes disponíveis para controlar e curar o câncer linfático (linfoma).

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Câncer Linfático - Fatores de Risco

Um fator de risco é algo que afeta a sua chance de contrair uma doença tal como o câncer linfático. Diferentes tipos de câncer têm fatores de risco diferentes. Por exemplo, a exposição desprotegida ao sol forte é um fator de risco para o câncer de pele.

Mas os fatores de risco não nos dizem tudo. Ter um fator de risco, ou mesmo vários fatores de risco, não significa que você vai contrair a doença. E muitas pessoas que contraem a doença podem não ter tido quaisquer fatores de risco conhecidos. Mesmo que uma pessoa com câncer linfático não-Hodgkin tenha um fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator de risco pode ter contribuído para o seu câncer.

Os pesquisadores encontraram vários fatores que podem afetar a possibilidade de uma pessoa contrair câncer linfático não-Hodgkin. Existem muitos tipos de câncer linfático, e alguns desses fatores têm sido associados apenas a determinados tipos.

Idade

Envelhecer é um forte fator de risco para esta doença, com a maioria dos casos ocorrendo em pessoas com 60 anos ou mais.

Gênero


No geral, o risco de câncer linfático não-Hodgkin é maior nos homens do que nas mulheres, mas existem certos tipos de câncer linfático não-Hodgkin, que são mais comuns em mulheres. As razões para isto não são conhecidas.

Raça, etnia e geografia

Geralmente os brancos são mais propensos do que negros e asiáticos a desenvolverem o câncer linfático não-Hodgkin.

Em todo o mundo, o câncer linfático não-Hodgkin é mais comum em países desenvolvidos, com os Estados Unidos e Europa, apresentando as maiores taxas. Alguns tipos de câncer linfático que têm sido associados a infecções específicas (descritas abaixo) são mais comuns em certas partes do mundo.

Exposição a certos produtos químicos

Alguns estudos têm sugerido que os produtos químicos como benzenos e determinados herbicidas e inseticidas podem estar relacionados com um risco maior de câncer linfático não-Hodgkin. Algumas drogas da quimioterapia usada para tratar outros tipos de câncer, podem aumentar o risco de desenvolver leucemia ou câncer linfático não-Hodgkin, muitos anos depois. Por exemplo, pacientes que foram tratados para a doença de Hodgkin têm um risco maior de desenvolver mais tarde o câncer linfático não-Hodgkin. Mas não é totalmente claro se isto está relacionado à própria doença ou se é um efeito do tratamento.


Deficiência do sistema imunitário


As pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm um risco maior de câncer linfático não-Hodgkin. Por exemplo, pessoas que recebem transplantes de órgãos (rim, coração, fígado) são tratadas com drogas que suprimem o sistema imunitário para impedi-lo de atacar o novo órgão. Essas pessoas têm um maior risco de desenvolver câncer linfático não-Hodgkin.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) também pode enfraquecer o sistema imunológico, e as pessoas infectadas com o HIV estão em risco maior de linfoma não-Hodgkin.

Algumas síndromes genéticas (herdadas) podem fazer crianças nascerem com um sistema imunitário deficiente. Junto com um risco maior de infecções graves, estas crianças têm também um maior risco de desenvolver o câncer linfático não-Hodgkin.
Doenças auto-imunes

Algumas doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus), e outros têm sido associados com um aumento da taxa de câncer linfático não-Hodgkin.


Determinadas infecções

Vários tipos de infecções podem aumentar o risco de câncer linfático não-Hodgkin:

Infecções que transformam diretamente os linfócitos

Alguns vírus podem afetar diretamente o DNA dos linfócitos, ajudando a transformá-los em células cancerosas. O vírus de Epstein-Barr é um exemplo.


Infecções que debilitam o sistema imunológico

A infecção com vírus da imunodeficiência humana (HIV), também conhecido como o vírus da Aids, comumente causa deficiência do sistema imunológico. Infecção pelo HIV é um fator de risco no desenvolvimento de certos tipos de câncer linfático não-Hodgkin, como o linfoma de Burkitt e linfoma difuso de grandes células B.

Infecções que causam estimulação imune crônica

Algumas infecções de longa duração podem aumentar o risco de câncer linfático, forçando o sistema imunológico a ficar em alerta constante. Com tantos linfócitos sendo criados para combater a infecção, existe uma chance maior que erros genéticos possam ocorrer, o que poderia eventualmente levar a um câncer linfático.

O vírus da hepatite C (HCV) também pode causar infecções de longa duração. Relatórios recentes descobriram que infecção com o HCV parece ser um fator de risco no desenvolvimento de certos tipos de câncer linfático.

O peso corporal e dieta


Vários estudos têm sugerido que o excesso de peso ou obesidade pode aumentar o risco de câncer linfático não-Hodgkin. Alguns estudos também têm sugerido que uma dieta rica em vegetais pode reduzir o risco, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar isso. Em qualquer caso, manter um peso e uma dieta saudável tem muitos benefícios de saúde conhecidos fora do possível efeito sobre o risco de câncer linfático.

domingo, 15 de novembro de 2009

Câncer linfático tem cura?

Câncer linfático tem cura? A resposta é simples: depende. Câncer linfático não-Hodgkin é um dos cânceres mais comuns, respondendo por cerca de 4% de todos os cânceres. Estima-se que cerca de 65.980 pessoas (35.990 homens e 29.990 mulheres) serão diagnosticados com câncer linfático não-Hodgkin em 2009. Isso inclui tanto adultos e crianças.

Para uma pessoa normal, as chances de desenvolver câncer linfático não-Hodgkin durante a sua vida útil é de cerca de 1 em 50. Porém o risco de cada pessoa pode ser afetado por determinados fatores.

Desde a década de 1970, as taxas de incidência do câncer linfático não-Hodgkin tem quase dobrado. Parte deste aumento deve-se a cânceres linfáticos não-Hodgkin advindos da AIDS, embora a razão para o aumento na maioria dos casos não é conhecida. Nos últimos anos, o aumento de casos de câncer linfático não-Hodgkin tem sido principalmente em mulheres.

Embora alguns tipos de câncer linfático não-Hodgkin estejam entre os cânceres infantis mais comuns, mais de 95% dos casos ocorrem em adultos. Os tipos de câncer linfático não-Hodgkin em crianças são frequentemente muito diferentes dos observados em adultos.

Pacientes são geralmente diagnosticados com câncer linfático aos 60 anos, sendo que cerca de metade dos pacientes têm mais de 65 anos. O risco de desenvolver o câncer linfático não-Hodgkin aumenta ao longo da vida.

A cura do câncer linfático depende muito. As taxas de sobrevivência variam com base no tipo de câncer linfático e o estágio da doença no momento do diagnóstico. No entanto 65% das pessoas com câncer linfático não-Hodgkin sobrevive 5 anos e 54% das pessoas sobrevive 10 anos.

Uma taxa de sobrevivência de 5 anos refere-se ao percentual de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após seu câncer ser diagnosticado. Embora muitos desses pacientes vivam muito mais do que 5 anos após o diagnóstico, os médicos utilizam taxas de 5 anos como uma forma padrão de discutir o prognóstico. Cinco anos de sobrevivência relativa refletem as chances de não morrer especificamente de câncer linfático não-Hodgkin. Uma vez que as taxas de sobrevivência de 5 anos são baseadas em pacientes diagnosticados e tratados mais de 5 anos atrás, as perspectivas para os pacientes recém-diagnosticados podem ser melhores.

Como podes ver é muito boa a taxa de sobrevivência e muitos pacientes conseguem a cura do câncer linfático.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Câncer Linfático Tratamento Médico

Câncer Linfático Tratamento Médico

A terapia primária padrão para tratamento do câncer linfático inclui terapia de radiação para os estágios iniciais de câncer linfático, ou uma combinação de quimioterapia e radioterapia. Para estágios avançados de câncer linfático, é usada principalmente a quimioterapia, com a terapia de radiação acrescentada para o controle da doença volumosa. A terapia biológica ou imunoterapia é cada vez mais utilizada em complemento ou como uma alternativa a estas terapias padrão.

Radioterapia

A radioterapia usa raios de alta energia para matar células cancerosas. É considerada uma terapia local, o que significa que ela deve ser usada para alvejar áreas do corpo envolvido por massa tumoral. O oncologista vai planejar e supervisionar a terapia.

    * A radiação é focalizada na região afetada do linfonodo ou órgão. Ocasionalmente, áreas próximas também são irradiadas para matar quaisquer células que possam ter se espalhado despercebidamente.

    * Dependendo de como e onde a radiação é administrada, pode causar alguns efeitos colaterais como fadiga, perda de apetite, náusea, diarréia e problemas de pele. Radiação nos linfonodo pode resultar em supressão do sistema imunológico em diferentes graus. Irradiação do osso e da medula óssea pode resultar em supressão de hemograma.

    * A radiação é geralmente administrada em pequenas explosões, 5 dias por semana ao longo de várias semanas. Isso mantém a dose de cada tratamento baixa e ajuda a prevenir ou atenuar os efeitos colaterais.

Quimioterapia

Quimioterapia é o uso de drogas poderosas para matar as células cancerosas. A quimioterapia é um tratamento sistêmico, o que significa que circula na corrente sanguínea e afeta todas as partes do corpo. Idealmente, a quimioterapia pode encontrar e matar as células cancerosas em qualquer parte do corpo.

Infelizmente, a quimioterapia também afeta as células saudáveis, o que explica os seus conhecidos efeitos colaterais.

    * Os efeitos secundários da quimioterapia dependem, em parte, das drogas utilizadas e as doses.

    * Algumas pessoas, devido à variabilidade no metabolismo das drogas da quimioterapia, toleram-na melhor do que outras pessoas.

    * Os efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia incluem a supressão do hemograma, o que poderia resultar em aumento da susceptibilidade à infecção (baixa contagem de células brancas do sangue), anemia (baixa contagem de células vermelhas do sangue), ou problemas de coagulação do sangue (contagem baixa de plaquetas). Outros efeitos secundários podem incluir náuseas e vômitos, perda de apetite, perda de cabelo, feridas na boca e trato digestivo, fadiga, dores musculares e alterações nos dedos das mãos e dos pés. Drogas específicas podem causar outros, efeitos colaterais específicos.

    * Medicamentos e outros tratamentos médicos de câncer linfático estão disponíveis para ajudar os pacientes a tolerar estes efeitos secundários, que podem ser graves.

    * É muito importante para discutir e analisar os potenciais efeitos colaterais de cada droga da quimioterapia no tratamento com o oncologista. Medicações para diminuir os efeitos colaterais também devem ser analisados.

A quimioterapia pode ser dada em forma de pílula, mas é tipicamente um líquido infundido diretamente na circulação sanguínea através de uma veia (intravenosa).

    * A maioria das pessoas que recebem quimioterapia intravenosa terá um dispositivo semi-permanente colocado numa veia grande, geralmente no peito ou no braço.

    * Este dispositivo permite o acesso rápido e fácil da equipe médica aos vasos sanguíneos, tanto para a administração de medicamentos quanto para a coleta de amostras de sangue.

    * Esses dispositivos vêm em diversos tipos e são, geralmente, referidos como cateteres ou linha central.

As experiências têm demonstrado que a combinações de drogas é mais eficiente do que a monoterapia.

    * Combinações de diferentes drogas, tanto aumentam a possibilidade de que os medicamentos funcionarão e diminuem a dose de cada droga individualmente, reduzindo a chance de efeitos colaterais intoleráveis.

    * Várias diferentes combinações são usados no tratamento do câncer linfático. A combinação recebida depende do tipo de câncer linfático e as experiências do oncologista e do centro médico onde a pessoa está recebendo tratamento.

    * As combinações de drogas são normalmente dadas de acordo com um cronograma definido que deve ser seguido rigorosamente.

    * Em algumas situações, a quimioterapia pode ser dada no escritório do oncologista. Em outras situações, no hospital.

A quimioterapia é dada em ciclos.

    * Um ciclo inclui o período de tratamento real, normalmente vários dias, seguido por um período de repouso durante várias semanas para permitir a recuperação dos efeitos colaterais causados pela quimioterapia, particularmente anemia e baixa de glóbulos brancos.

    * O tratamento padrão geralmente inclui um número definido de ciclos, tais como 4 ou 6.

A terapia biológica

As terapias biológicas são muitas vezes referidos como imunoterapia porque aproveitam da imunidade natural do organismo contra agentes patogênicos. Estas terapias são atraentes porque oferecem efeitos anticancerígenos, sem muitos dos efeitos colaterais indesejáveis de terapias padrão. Há muitos tipos diferentes de terapias biológicas. A seguir estão alguns dos mais promissores para o tratamento de câncer linfático:

    * Anticorpos monoclonais: Anticorpos são substâncias produzidas pelos linfócitos para combater agentes patogênicos. Cada célula, organismo ou agente patogênico dentro do nosso corpo carrega marcadores em sua superfície que os anticorpos podem reconhecer. Estes marcadores de superfície são chamados antígenos. Um anticorpo monoclonal é um anticorpo feito em laboratório que tem a função de encontrar e juntar-se a um antígeno específico. Os anticorpos monoclonais podem ser usados para ajudar o próprio sistema imunológico a matar as células tumorais e outros patógenos diretamente, ou podem entregar as terapias (tais como a radiação ou quimioterapia) diretamente a um antígeno específico encontrado nas células cancerosas.

    * Citocinas: Estes produtos químicos naturais são produzidos pelo corpo para estimular as células do sistema imunológico e outros órgãos. Eles também podem ser produzidos artificialmente e administrados em grandes doses em pacientes. Exemplos incluem os interferons e interleucinas, que estimulam o sistema imunológico, estimulando o crescimento de células do sangue.

    * Vacinas: Ao contrário das vacinas mais comuns para doenças infecciosas como a poliomielite e a gripe, as vacinas contra o câncer não previnem a doença. Ao contrário, elas são projetadas para estimular o sistema imunológico a criar uma resposta específica contra o câncer. Elas também criam uma "memória" do câncer, para que o sistema imunológico se ative muito mais cedo em casos de reincidência, impedindo assim o desenvolvimento de um novo tumor.

O subtipo e classificação de um câncer linfático podem determinar se a terapia biológica será usada para o tratamento do câncer linfático de um paciente. Os anticorpos monoclonais são cada vez mais utilizados no tratamento de LNH das células B, geralmente em combinação com a quimioterapia. Os anticorpos monoclonais também podem ser administrados como terapia de manutenção após a quimioterapia.

Interferon pode ser usado em indolentes, câncer linfáticos de baixo grau, ou como terapia adjuvante em pacientes com hepatite associada ao câncer linfático. Fatores que estimulam as colônias podem ser utilizados para estimular a recuperação dos glóbulos brancos após a quimioterapia.

Outras terapias em contínuo desenvolvimento incluem as drogas que alvejam células do câncer a nível molecular, diversos novos anticorpos monoclonais, e outras terapias biológicas para o tratamento do cancêr linfático.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Câncer Linfático Tratamento

Os médicos raramente comprometem-se ao atendimento exclusivo de um paciente com câncer linfático. A grande maioria dos pacientes com câncer é atendida por mais de um oncologista, principalmente quando são discutidos o tratamento do câncer linfático. Os pacientes são sempre incentivados a ter uma segunda opinião se a situação justificar essa abordagem.

     * Embora o tratamento de câncer linfático seja bastante padronizados, nem todos os médicos se comportam de forma semelhante.

     * Pode-se optar por falar com mais de um oncologista para encontrar aquele com quem ele ou ela sente-se mais confortável.

Uma vez encontrado o oncologista certo, há tempo suficiente para fazer perguntas e discutir métodos de tratamento do câncer linfático.

     * O médico irá apresentar cada tipo de tratamento, discutir os prós e os contras, e fazer recomendações com base em diretrizes de tratamentos publicados e sua própria experiência.

     * O tratamento do câncer linfático depende do tipo e do estágio. Fatores como idade, saúde geral e tratamento de câncer linfático anteriores estão incluídos no processo decisório do tratamento.

     * A decisão de prosseguir o tratamento do câncer linfático é feito com o médico (com a colaboração de outros membros da equipe) e os membros da família, mas a decisão final é do paciente.

     * Esteja certo de compreender exatamente o que será feito e por que, e o que pode ser esperado dessas escolhas.

Como em muitos tipos de câncer, o câncer linfático é tem mais chances de ser curado se for diagnosticado precocemente e tratado de imediato.

     * As terapias mais utilizadas são as combinações de quimioterapia e radioterapia.

     * A terapia biológica, que tira vantagem da capacidade inata de luta do corpo, é usada em alguns casos.

Além do oncologista, a equipe médica pode incluir um especialista em terapia de radiação, uma ou mais enfermeiras, uma nutricionista, uma assistente social e outros profissionais quando necessário.

O objetivo do tratamento do câncer linfático é a remissão completa. Isto significa que todos os sinais da doença desaparecerão após o tratamento. Remissão não é o mesmo que curar. Na remissão, ainda pode haver células no corpo com câncer linfático, mas não são detectáveis e não causam sintomas.

     * Quando estiver em remissão, o câncer linfático pode voltar. Isso é chamado de recorrência.

     * A duração da remissão depende do tipo, estágio e grau do câncer linfático. A remissão pode durar alguns meses, alguns anos, ou pode continuar ao longo da vida.

     * A remissão que dura um longo tempo é chamada de remissão durável, e este é o objetivo da terapia.

     * A duração da remissão é um bom indicador da agressividade do câncer linfático e do prognóstico. Uma remissão longa geralmente indica um melhor prognóstico.

A remissão também pode ser parcial. Isto significa que o tumor encolhe depois do tratamento para menos de metade do seu tamanho antes do tratamento.

Os seguintes termos são usados para descrever a resposta do câncer linfático ao tratamento:

     * Melhoria: O câncer linfático encolhe, mas ainda é maior do que metade do seu tamanho original.

     * Doença Estável: O câncer linfático permanece na mesma.

     * Evolução: O câncer linfático se agrava durante o tratamento.

     * Doença refratária: O câncer linfático é resistente ao tratamento.

Os seguintes termos são usados para se referir a terapia:

     * Terapia de indução é para induzir a remissão.

     * Se este tratamento não induz uma remissão completa, uma terapia nova ou diferente será iniciada. Esta é normalmente referida como terapia de resgate.

     * Uma vez em remissão, o paciente pode passar por outro tratamento para prevenir a recorrência. Isso é chamado de terapia de manutenção.

Essas informações são úteis para mitigar as dúvidas quanto ao tratamento do câncer linfático que muitos pacientes tem.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sintomas do Câncer Linfático

Muitas vezes, o primeiro sintoma de câncer linfático é um inchaço indolor no pescoço, sob um dos braços ou na virilha.

     * Os gânglios linfáticos ou tecidos de outras partes do corpo também podem inchar. O baço, por exemplo, muitas vezes torna-se inchado, sendo um dos sintomas de câncer linfático.

     * Os linfonodos inchados, às vezes, causam outros sintomas quando pressionados contra uma veia ou vaso linfático (inchaço de um braço ou perna), um nervo (dor, dormência ou formigamento), ou do estômago (sensação de saciedade precoce).

     * O aumento do baço pode causar dor ou desconforto abdominal.

     * Muitas pessoas não há outros sintomas.

Os sintomas do câncer linfático podem incluir o seguinte:

     * Febre
     * Arrepios
     * Perda de peso
     * Suores noturnos
     * Falta de energia
     * Coceira

Estes sintomas de câncer linfático são inespecíficos. Isso significa que eles podem ser causados por qualquer número de condições relacionadas ao câncer. Por exemplo, eles podem ser sinais de uma gripe ou outra infecção viral, mas nesses casos, eles não duram muito tempo. No caso do câncer linfático, os sintomas persistem ao longo do tempo e não podem ser explicados por uma infecção ou outra doença.

Se os sinais ou sintomas sugerirem que o paciente tem câncer linfático não-Hodgkin, exames e testes são feitos para saber ao certo se esta doença está presente e, nesse caso, para determinar o tipo exato de câncer linfático.


Sinais e sintomas do câncer linfático não-Hodgkin

O câncer linfático não-Hodgkin pode causar muitos sinais e sintomas diferentes, dependendo de sua localização no corpo. Em alguns casos, pode não causar qualquer sintoma até que cresça bastante.


Gânglios linfáticos perto da pele

O câncer linfático não-Hodgkin podem afetar os gânglios linfáticos próximos à superfície do corpo (como nos lados do pescoço, na virilha ou áreas nas axilas, ou acima da clavícula), que pode ser visto ou sentido como nódulos sob a pele. Estes são freqüentemente encontrados pelo paciente, um membro da família ou um médico. Linfonodos inchados são mais freqüentemente causados por infecções do que por câncer linfático.

Abdômen

O câncer linfático no abdômen pode torná-lo inchado e tenro. Isto pode ser devido a um tumor ou líquido acumulado. Quando o câncer linfático provoca inchaço perto do intestino, a passagem das fezes pode ser bloqueada, o que pode levar à dor abdominal, náuseas ou vômitos. O câncer linfático do estômago muitas vezes causa dor no estômago, náusea e diminuição do apetite.


Peito

Quando o câncer linfático começa no peito ou nos gânglios linfáticos do peito, pode pressionar a traquéia causando tosse ou dificuldade para respirar.

A veia cava superior (VCS) é a grande veia que transporta o sangue da cabeça e dos braços de volta ao coração. Ela passa perto do peito e dos linfonodos dentro do peito. O câncer linfático nesta área pode pressionar a VCS, fazendo o sangue para recuar nas veias. Isso é conhecido como síndrome da VCS. Isso pode causar inchaços na cabeça, braços e peito.


Cérebro

O câncer linfático no cérebro, chamado de câncer linfático primário do cérebro, pode causar dor de cabeça, dificuldade para pensar, fraqueza em certas partes do corpo, alterações de personalidade, e por vezes convulsões.


Pele

O câncer linfático na pele pode ser visto e sentido. Ele aparece frequentemente como caroços ou nódulos que causam extrema coceira.


Os sintomas gerais

Junto com sintomas e sinais resultantes de efeitos locais de crescimento do câncer, o câncer linfático não-Hodgkin pode causar sintomas generalizados, tais como:

     * Perda de peso inexplicável
     * Febre
     * suores noturnos (o suficiente para encharcar o vestuário)

Os médicos às vezes chamam esses de sintomas de câncer linfático de sintomas B. A presença de sintomas B é freqüentemente encontrada em um câncer linfático crescendo rapidamente. Esses são os principais sintomas de câncer linfático.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Câncer Linfático - O que é?

O câncer linfático, também chamado de linfoma, é um tipo de câncer que envolve as células do sistema imunológico, chamadas linfócitos. Assim como o câncer representa muitas doenças diferentes, o câncer linfático representa muitos diferentes tipos de câncer dos linfócitos, cerca de 40 subtipos diferentes, na verdade.
O câncer linfático é um tipo de câncer que afeta as células que atuam no sistema imunológico e principalmente células envolvidas no sistema linfático do corpo.

     * O sistema linfático é parte do sistema imunológico. O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos linfáticos que transportam um fluido chamado linfa, semelhante à maneira que a rede de vasos sanguíneos transporta o sangue por todo o corpo. A linfa contém os glóbulos brancos chamados linfócitos. Os linfócitos atacam uma variedade de agentes infecciosos, bem como muitas células pré-cancerosas nas fases de desenvolvimento.

     * Os linfonodos são pequenas coleções de tecido linfático que aparecem pelo por todo o corpo. O sistema linfático envolve canais linfáticos que conectam milhares de gânglios espalhados pelo corpo. A linfa flui através dos gânglios linfáticos, bem como através de outros tecidos linfóides como o baço, as amígdalas e medula óssea.

     * Esses linfonodos filtram a linfa, a qual pode transportar bactérias, vírus ou outros micróbios. Os linfonodos ou gânglios linfáticos filtram a linfa, a qual pode conter diferentes microrganismos. Nos locais de infecção, um grande número destes microrganismos agrupa-se nos gânglios regionais e produzem o inchaço típico de uma infecção localizada.

Os linfócitos reconhecem patógenos (infecções e células anormais) e destrói-os. Existem 2 subtipos principais de linfócitos: linfócitos B e linfócitos T, também conhecidos como células B e T.

     * Linfócitos B produzem anticorpos, proteínas que circulam através do sangue e linfa e anexam-se a organismos infecciosos e células anormais. Com isso outras células do sistema imunitário são alertadas e podem reconhecer e destruir esses invasores, também conhecido como patógenos.

     * Células T , quando ativadas, pode matar os patógenos diretamente. As células T também desempenham um papel nos mecanismos de controle do sistema imunológico, para evitar hiperatividade ou hipoatividade do sistema.

     * Após lutarem contra os invasores, alguns dos linfócitos B e T "lembram-se" do invasor e tornam-se aptos a combatê-lo se ele retornar.

O câncer ocorre quando as células normais sofrem uma transformação na qual crescem e se multiplicam de forma incontrolável. O câncer linfático é uma transformação maligna de linfócitos B ou T e seus subtipos.

     * Conforme as células anormais se multiplicam, elas podem se reunir nos gânglios linfáticos ou outros tecidos linfáticos, como o baço.

     * Como as células continuam a se multiplicar, elas formam uma massa denominada tumor.

     * Tumores frequentemente oprimem tecidos circundantes ao invadir seu espaço, privando-os da necessidade de oxigênio e nutrientes necessários para sobreviver e funcionar normalmente.

     * Devido ao seu crescimento descontrolado, os cânceres linfáticos podem envolver e / ou invadir tecidos vizinhos ou órgãos distantes.

     * No caso do câncer linfático, os linfócitos anormais viajam de um linfonodo para outro, e às vezes para órgãos distantes, através do sistema linfático.

O câncer linfático divide-se em uma entre duas categorias principais. Hodgkin (HL, anteriormente chamada de doença de Hodgkin) e outros cânceres linfáticos (não-Hodgkin ou LNH).

     * Esses 2 tipos ocorrem nos mesmos locais, podem ser associados com os mesmos sintomas, e muitas vezes têm características físicas semelhantes. No entanto, eles são facilmente distinguíveis através de exame microscópico.

     * Doença de Hodgkin desenvolve-se a partir de uma linhagem anormal de linfócitos B. NHL pode derivar de B ou células T e distinguem-se pelos marcadores genéticos.

     * Há 5 subtipos da doença de Hodgkin e cerca de 30 subtipos de câncer linfático não-Hodgkin.

     * Por haver tantos diferentes subtipos de câncer linfático, a classificação dos cânceres linfáticos é complicada e inclui tanto o aspecto microscópico e rearranjos genéticos e moleculares.

     * Cerca de 24.000 pessoas morrem de NHL e 1400 HL a cada ano.

     * Câncer linfático pode ocorrer em qualquer idade, incluindo a infância. Doença de Hodgkin é mais comum em 2 grupos: pessoas com idades entre 16-34 anos e em idosos com 55 anos ou mais. Câncer linfático não-Hodgkin é mais provável de ocorrer em pessoas mais velhas. Agora você tem uma boa base sobre câncer  linfático.

Câncer Linfático

Se você ou alguém que você ama é recém diagnosticado o site Câncer Linfático está aqui para ajudá-lo. Neste site, você vai encontrar informações atualizadas sobre os muitos subtipos de câncer linfático que afetam o sistema linfático, Linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. As informações têm o objetivo informar os familiares e os pacientes que sofrem com câncer linfático.